sábado, 14 de agosto de 2010

The Karate Kid (2010)



Karate Kid foi um dos filmes mais marcantes da minha infância, vi repetidas vezes na Sessão da Tarde e nunca enjoei dele. Quando surgiram os primeiros boatos que seria feito um remake, assim como qualquer remake, torci o nariz na hora. E quando falaram que o Sr. Myiagi seria o Jackie Chan e o filme seria na China foi impossível pensar que o filme daria certo. Essa desconfiança durou até o primeiro trailer, que foi quando eu percebi que o filme não seria um remake ao pé da letra e sim uma homenagem ao clássico dos anos 80. Não vou falar a sinopse, pois a história é uma adaptação exata do origninal e caso você não conheça não devia estar aqui. Tudo que acontece no filme de 84 acontece aqui, só que ao invés de Karate é Kung Fu e o filme se passa na China, para mim um dos maiores méritos desse remake.
O contraste cultural que Dre (Jaden Smith) e a mãe dele (Taraji Henson) enfrentam ao se mudar para China deixa o filme muito mais interessante para quem conhece a história, já que é um elemento diferente do existente no original (antes que alguém diga, eles também se mudam mas não é nem de perto a mesma coisa). Outro ponto alto do filme é a química entre Han (Jackie Chan) e Dre, a cena que ficamos sabendo mais sobre a história de Han é emocionante, não lembro de ter visto Jackie Chan atuando desta maneira. Já Jaden Smith dá um banho de atuação, mostrando o mesmo talento já visto em A Busca pela Felicidade (2006). O interesse romântico de Dre, a chinesinha Wenwen Han também está muito bem no filme e a relação entre os dois condiz tanto com a idade dos dois (12 anos) e com a realidade que eles vivem.
Da metade do filme em diante, ele segue uma crescente que culmina com a luta final. As cenas do treinamento são ótimas e bem coreografadas, prestem atenção na cena que utiliza as sombras e as que se passam no Caminho do Dragão. Para mim assim como no original o campeonato não marca muito, tem lutas ótimas, mas me incomodou um pouco o uso acentuado de cabos e por isso não esperem muito do golpe final, tudo bem que o golpe da garça do Daniel Sam é muito simples, mas fizeram um golpe impossível para o remake.The Karate Kid, é uma homenagem para o filme original e atualiza para um novo público uma das melhores histórias de artes marcias já feitas. Fiquem nos créditos onde é mostrado algumas imagens da produção, vale a pena.

sábado, 7 de agosto de 2010

A Origem (Inception, 2010)


Genial em todos os aspectos, esse é o melhor adjetivo para descrever A Origem, filme escrito e dirigido por Cristopher Nolan (Amnésia e O Cavaleiro das Trevas). Fui para o cinema com medo do que iria encontrar, a produção do filme foi rodeada de mistério e as primeiras impressões que li eram de que o filme era complexo e difícil de compreender. Muito pelo contrário! Nolan consegue com maestria nos contar a história com a ajuda de efeitos visuais e uma trilha sonora impressionate. Embora todos os atores estejam muito bem no filme, a Ellen Page (Juno) como arquiteta e novata no mundo dos sonhos rouba o filme, sendo nossos olhos no filme. Já Leonardo de Caprio (Titanic, Diamantes de Sangue) tem um papel semelhante ao de Ilha do Medo, o que me incomodou um pouco, mas mesmo assim está muito bem no filme. Se você gosta de um filme original e mesmo assim curte um cinema pipoca, a Origem é a melhor combinação dos dois nas últimas duas décadas (pelo menos).

Apresentação

Como alguns já sabem, adoro cinema e como todo mundo saio com uma opnião formada do cinema. E gostaria de compartilhar com vocês minhas idéias. Vou escrever principalmente sobre filmes que estão sendo lançados mas quando encontrar algum filme mais antigo que valha a pena comentar também vou postar aqui. A mecânica do blog como diz o título é ser breve, escrevendo meu comentário em um parágrafo padrão, nada muito pequeno (para isso tem o Twitter), nada muito grande (meus dotes de escritor ainda não permitem e existem sites ótimos que já fazem críticas mais extensas). Então bem vindo e espero que vocês gostem.